Histórico

Histórico

Antes mesmo da fundação da USE Intermunicipal do Circuito das Águas, a nossa região já participava do Movimento Espírita Estadual, onde até 1992, os órgão locais figuravam como UNIME (União Intermunicipal Espírita), UME (União Municipal Espírita) ou UDE (União Distrital Espírita). Ainda em 1992, esses órgãos passam a ser chamados de USE Intermunicipal, quando agregava instituições espíritas de mais de um município, ou USE Municipal, quando agregava instituições espíritas de apenas 1 município. Assim, vamos encontrar nas atas do CDE - Conselho Deliberativo Estadual, o órgão denominado de 6º UDE, até essa modificação ou USE Municipal de Amparo, após o ano de 1992, ligado ao 3º CRE (Conselho Regional Espírita) de Campinas, que hoje em dia passou a ser denominado de USE Regional de Campinas.

Segundo ata do CDE - Conselho Deliberativo Estadual nº 180 de 14 de dezembro de 1980, A UDE de Amparo, tinha sob a sua jurisdição, as casas espíritas do próprio município, além das instituições de Serra Negra e Monte Alegre do Sul. Já Águas de Lindóia, Lindóia e Socorro, faziam parte da UDE de Itapira. Já Pedreira e Jaguariúna, da UNIME de Campinas.

A primeira menção encontrada da participação da nossa região, no movimento espírita paulista, está anotada na ata nº 76 do CDE, de 25 de abril de 1954, estando assim o registro, demonstrando que já nessa época, havia alguma movimentação de união das casas espíritas.

"(,,,) Passou-se ao expediente: (...) g) Carta de Amparo, apresentando o confrade Carlos Serazi (...)".

Já na ata nº 105 do CDE, de 09 de dezembro de 1962, encontramos o seguinte registro:

"(...)  E) Carta da Federação Espírita do Estado de São Paulo, comunicando a realização do IIIº Curso Intensivo de Preparação de Evangelizadores, sob os auspícios da USE, de 2 a 9 de fevereiro de 1963. O sr. Eduardo Neves Castros, de Amparo pede, neste ensejo, informes sobre a Comissão de Evangelização da Criança e respectivo fundo financeiro. O sr. Presidente lhe informa que o Fundo está depositado em Banco, em conta vinculada, que a Comissão se exonerará, a qual deverá ser reestruturada de futuro (...)". 

Demonstra com essa participação do companheiro Eduardo Neves, a preocupação da nossa região com a questão da Evangelização, um dos temas prioritários do Movimento Espírita.

No final do ano de 1998, foram enviados convites às casas espíritas da região, convidando representantes destas a participarem de uma reunião no intuito de iniciarem-se as tratativas para uma nova entidade direcional do Movimento Espírita no Circuito das Águas, ficando assim redigida a primeira ata dessas movimentações:

              "Serra Negra, 20 de janeiro de 1999.

               Prezados companheiros de ideal espírita,

               Em reunião realizada aos 16/01/99 na sede do Grupo Espírita "Luz e Caridade", nesta cidade conforme convite encaminhado, à qual estiveram presentes representantes de diversas casas espíritas da região bem como o irmão Ary Soares Sobrinho, vice-presidente da USE - Regional, foi proposta a criação de uma USE INTERMUNICIPAL abrangendo as casas espíritas das cidades de Águas de Lindóia, Amparo, Bragança Paulista, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pinhalzinho, Serra Negra, Socorro e do Distrito de Arcadas.

               Desta forma, a fim de viabilizar o projeto foi marcada uma reunião para o dia 07 de fevereiro de 1999 às 09:00 horas no Centro Espírita "Joana D'Arc", sito na Rua Allan Kardec, 53, em Serra Negra.

                Assim, solicitamos à Diretoria dessa casa espírita que eleja entre seus componentes  02 (dois) membros para participarem da referida reunião que irá tratar da seguinte Ordem do Dia:

                 I) CRIAÇÃO DA USE INTERMUNICIPAL,

                 II) ELEIÇÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO.

                 Estamos certos de poder contar com a colaboração dos irmãos para o fortalecimento e unificação do movimento espírita em nossa região.

                  Fraternalmente,

                  José Carlos Botelho Bragatto - presidente" - (do C.E.Joana D'Arc de Serra Negra)

Acreditamos não ter sido possível a realização da reunião convocada para a data acima, pois a primeira ata a ser disponibilizada, data de 28 de fevereiro de 1999 e ficou assim redigida:

"Centro Espírita Joana D'Arc

Ata de reunião

Aos 28 dias do mês de fevereiro de hum mil e novecentos e noventa e nove, 15 pessoas, representantes de casas espíritas da região de Serra Negra, envolvendo as cidades de Monte Alegre do Sul, Pinhalzinho, Amparo, Serra Negra, Águas de Lindóia e Socorro, se reuniram no Centro Espírita Joana D'Arc, situado a Rua Allan Kardec, 53, na cidade de Serra Negra, para deliberar sobre a fundação de uma nova entidade visando unificar fraternalmente as casas espíritas da região.

Após abertura do Sr. José Carlos Bragatto, presidente da casa que nos acolhe, foram apresentados todos os presentes, que abaixo assinam, e foi feito um breve comentário sobre o andamento de cada casa ali representada. Foi decidido por consenso a sugestão do Sr. Roberto, a marcação de nova reunião a ser agendada p/ a data de vinte e oito de março de hum mil e novecentos e noventa e nove, onde contaríamos com a presença de um representante da USE (União das Sociedades Espíritas) de Jundiaí, reunião esta que objetivaria a fundação propriamente dita da USE Intermunicipal de Serra Negra, sendo composto seu Conselho Deliberativo por no mínimo hum representante, mas desejável dois, de cada casa presente à reunião. No decorrer de um diálogo informal, foram apresentadas sugestões, com objetivo de aumentar o intercâmbio entre as casas, onde destaco a agenda comum de palestras, e visitas entre as casas do grupo. Antes do encerramento o Sr. Roberto convidou a mim Maurício de Barros a lavrar ata desta reunião. Ato contínuo Sr. Bragatto agradeceu a presença de todos, desejando sucesso na nova empreitada, que encerrou com uma prece. Serra Negra, 7 de fevereiro de 1999". (provavelmente essa data foi copiada do primeiro ato de forma equivocada).

Assim, na reunião seguinte, realizada conforme proposta mencionada, na data de 28 de março de 1999, contando com a presença do Sr. Ivando Xavier Coutinho, presidente da USE Regional de Jundiaí, fundou-se a USE Intermunicipal de Serra Negra, após registrada como Intermunicipal do Circuito das Águas, substituindo assim a USE Municipal de Amparo, existente na época, conforme mencionada na Ata 235 de 13 de junho de 1999 do CDE - Conselho Deliberativo Estadual. 

A primeira diretoria eleita teve os seguintes membros:

Presidente: Luiz Roberto Invernizzi - Centro Espírita Joana D'Arc (Serra Negra)

Vice-presidente: Paulo Roberto Martins - Grupo Espírita Luz e Caridade (Serra Negra)

1º Secretário: Maurício de Barros - Templo Espírita da Fraternidade (Amparo)

2º Secretário: José Sanches - Lar da Paz Allan Kardec (Amparo)

1º Tesoureiro: Almir Salve - Centro Espírita Deus, Amor, Fé e Caridade (Socorro)

2º Tesoureiro - Nelson Vilela Pereira Silva - Lar Espírita Bezerra de Menezes (Águas de Lindoia)

Sob a presidência de Luiz Roberto Invernizzi, a Intermunicipal pôs em prática um ousado projeto - o Congresso de Espiritismo do Circuito das Águas (CONEC), anual, que teve sua primeira edição em 2003. O encontro, com a participação de oradores renomados, repetiu-se nos anos seguintes, no Centro de Convenções de Serra Negra.

Em 2009, (...), a Intermunicipal (...) apoiou evento ainda maior: o 14º Congresso Estadual de Espiritismo, promovido pela USE Estadual, dos dias 19 a 21 de junho, contando também com apoio da sua Regional, Jundiaí, e também da Regional de Campinas.

(Compuseram a mesa de abertura o Presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB) Nestor João Masotti, o Vice-presidente da FEB Altivo Ferreira, o Presidente da USE José Antonio Luiz Balieiro, o Presidente da USE Intermunicipal do Circuito das Águas Luiz Roberto Invernizzi, o Diretor da FEB e do Conselho Espírita Internacional Antonio Cesar Perri de Carvalho, a Presidente da Federação Espírita do Estado de São Paulo Silvia Cristina Stars de Carvalho Puglia, o representante da Sinagoga Espírita Nova Jerusalém José Quinto, o representante da Liga Espírita do Estado de São Paulo José da Silva Bueno Neto, os oradores do Congresso José Raul Teixeira, Sandra Borba e Divaldo Pereira Franco. Ainda, participaram da mesa o Prefeito de Serra Negra Antônio Luigi Ítalo Franchi, o Juíz de Direito da 2ª Vara de Serra Negra Carlos Eduardo Silos de Araújo e o Delegado de Polícia de Serra Negra Rodrigo Cantadori)

Compareceram 1010 congressistas dentre os 1108 inscritos de 112 localidades, na grande maioria do Estado de São Paulo seguida de Rio de Janeiro, Maranhão e Minas Gerais, além de congressistas da Bahia, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Paraná e Distrito Federal. A comissão organizadora contou com 103 voluntários procedentes das Casas Espíritas de Serra Negra e região, de São Paulo, além da adesão maciça da Mocidade Espírita da USE. O Congresso teve a coordenação do Presidente da USE Estadual José Antonio Luiz Balieiro e do Presidente da USE Intermunicipal do Circuito das Águas Luiz Roberto Invernizzi (Dirigente Espírita 113).

Invernizzi, à época presidindo a Intermunicipal, reconheceu os efeitos salutares que o evento estadual provocou na região, fortalecendo ainda mais os laços de amizade e união entre os espíritas.

Na virada da década, porém, com novos integrantes na Intermunicipal, o movimento de unificação no Circuito das Águas perdeu força. O CONEC não voltou a ser realizado. Em 2016, ante os preparativos do 17º Congresso Estadual de Espiritismo em Atibaia (Intermunicipal de Bragança Paulista), também na Regional de Jundiaí, os amigos do Circuito das Águas sentiram-se mais uma vez contagiados pelo entusiasmo dos atibaienses e atenderam ao chamado.

Nova dinâmica

Isso levou a atual Diretoria Executiva a mobilizar forças para reativar a Intermunicipal. No dia 23/07/2016, dirigentes das instituições espíritas da região receberam, com muita alegria, os confrades da USE-SP para a reativação da USE Intermunicipal do Circuito das Águas. Esses companheiros fizeram uma exposição sobre o movimento espírita e a importância das casas em torno do ideal de Unificação.

“Tivemos uma excelente reunião com representantes de várias casas espíritas de Serra Negra e região, que já estão em vias de formar a Comissão Executiva da Intermunicipal do Circuito das Águas”, informou Marco Milani, diretor do Departamento do Livro, que integrou a comitiva, juntamente com Newton Guirau (secretário) e Allan Kardec Pitta Veloso (2º Vice-Presidente).

“Há uma disposição de todos os espíritas dessa região em reorganizar o trabalho unificacionista, dentro do mais elevado espírito de fraternidade e união”, falou Allan Kardec Pitta Veloso, 2º vice-presidente da USE.

Nessa reunião, realizada no Centro Espírita Joana D'Arc, em Serra Negra, foram indicados os companheiros Caio Marcus Rebello Mello (Águas de Lindoia) como presidente e Luiz Roberto Invernizzi (Serra Negra) como vice presidente da USE Intermunicipal do Circuito das Águas. Essa comissão era composta ainda dos companheiros Paulo Eduardo Belizário (Amparo) como 1º secretário e Rafael de M. Montanheiro (Socorro), como 1º tesoureiro (...).

(Foto dos participantes da reunião de reativação da USE Intermunicipal do Circuito das Águas em 23/07/2016)

Em novembro do mesmo ano, numa das prévias do Congresso Estadual de 2017, a região mostrou mais uma vez o seu entusiasmo, lotando as dependências do C.E.Luiz Gonzaga, de Itapira. O encontro atraiu lideranças do Circuito das Águas e de Mogi Mirim, o que fez reacender, entre os membros da Diretoria Executiva e do Conselho de Administração, a proposta de se redesenhar o mapa das Regionais nessa parte do Estado.

Agora sob o comando do jovem confrade Caio Marcus Rebello Mello, a Intermunicipal vive um momento de intensa atividade, realizando encontros e participando dos eventos na Sede, em São Paulo, ou sediando encontros promovidos pela USE estadual, como o Seminário "Como Envolver e Capacitar Voluntários na Casa Espírita", promovido pelo Departamento do Livro e Doutrina, realizado em 26/11/2016, tendo como expositor o companheiro Marco Milani e também o Encontro da Área de Assistência e Promoção Social (APSE), realizado em 18/03/2017, quando a companheira Neyde Schneider tratou do flagelo das drogas e o papel do centro espírita no atendimento às famílias do dependente químico.

(Informações retiradas do livro USE 70 anos - Passado, Presente e Futuro em nossas mãos - Edições USE - 2017, Organizador Rubens Toledo e Dirigente Espírita 155).

O ano de 2017 foi de muito trabalho para manter-se a chama da Unificação viva entre os dirigentes das instituições espíritas da região. Além do evento já mencionado do Departamento de Assistência e Promoção Social da USE-SP, a Intermunicipal iniciou um novo projeto chamado "Semana Espírita do Circuito das Águas", que consiste em tratar um tema central com vários subtemas, levando palestrantes da região e de fora, a ministrarem temas relevantes para todas as cidades da região, sendo uma palestra por dia em cada uma das cidades participantes. A 1ª Semana Espírita, realizada de 17 a 23 de abril, tratou do tema "160 anos da Doutrina Espírita - Uma nova era para a humanidade", onde homenageou-se o lançamento do Livro dos Espíritos em 18 de abril de 1857.

Um outro projeto que foi levado adiante nesse ano, foi a ação junto aos governos municipais de todas as cidades da região para oficializar o Dia Municipal do Espiritismo no dia 18 de abril, onde apenas a cidade de Serra Negra já contava com o Dia do Espírita nessa mesma data. Também nesse ano, iniciou-se uma nova tradição no Circuito das Águas, que consiste em apresentação de uma peça teatral profissional com temática espírita, trazendo arte para os confrades da região e a primeira apresentação que deu início a esse sucesso foi a peça "Morrendo e Aprendendo - uma comédia do outro mundo!", com a companhia teatral Amigos da Luz do Rio de Janeiro, realizado no mês de setembro.

O ano de 2018 foi fértil em eventos espíritas em nossa região, começando com a 2ª Semana Espírita do Circuito das Águas, tratando do tema "O papel do espiritismo perante os desafios atuais" realizado de 16 a 23 de abril. Nesse mesmo mês, seguindo o regulamento interno da USE, foi eleita uma nova diretoria para a instituição, para o triênio 2018/2021, sendo constituído como presidente, João Paulo Leite Tozzi (Jaguariúna); vice presidente, Caio Marcus Rebello Mello (Águas de Lindoia), 1º secretário, Paulo Eduardo Belizário (Amparo), 2ª secretária, Benedita Aparecida Martins dos Santos (Amparo); 1º tesoureiro, Rafael de M. Montanheiro (Socorro) e 2º tesoureiro, Dejair de Sousa Pinto (Socorro).

No dia 22 de setembro de 2018, um novo formato de evento foi trazido para a nossa região. A Roda de Conversa, que foi um grande sucesso no Congresso Estadual de 2017 em Atibaia, com o tema "Ciência e Espiritismo", trouxe uma nova forma de tratar do tema no meio espírita, onde por vezes, expositores tratam de temas com conotação científica, sem o devido cuidado proposto por essa área.

Nos dias 09 e 10 de novembro, com muita alegria, retorna um dos maiores eventos espíritas da região, porém com outro formato. Trata-se do CONEC, na sua 12ª edição, revivendo grandes momentos no Centro de Convenções do Circuito das Águas, em Serra Negra, que já recebeu expositores como Divaldo Pereira Franco, José Raul Teixeira, Sandra Borba, Alberto Almeida, Emmanuel Cristiano, Adenáuer Novaes, Francisco do Espírito Santo Neto, José Medrado, Carlos Baccelli, Alkíndar de Oliveira, Eliseu Mota Jr., Paulo Henrique Figueiredo, Orson Peter Carrara, entre tantos outros nomes de companheiros queridos no movimento espírita. Para abrir o evento, no dia 09, na segunda edição do teatro espírita, a Cia Rama Kriya de São Paulo, trouxe a peça "Uma Comédia do Além", que foi assistida por mais de 350 pessoas. Já no dia 10, com a presença de dois grandes amigos do Movimento Espírita do Circuito das Águas, Izaías Claro e Deusa Samu, trataram dos temas "As aflições humanas e o Espiritismo" e "Família, a base da vida", respectivamente.

Em 2019, continuando a tarefa de Unificação do movimento espírita local, a USE Intermunicipal do Circuito das Águas, consegue congregar muitas das casas da região em prol da convivência fraterna entre seus confrades. No dia 23 de março, com a presença de Júlia Nezu e Paulo Francisco da USE-SP, os companheiros nos brindaram com um Seminário de muita relevância, com o tema "A administração jurídica e fiscal na casa espírita". Chega abril, mês das comemorações da Doutrina Espírita e segue-se a 3ª Semana Espírita, de 08 a 15, com o tema "Doenças da Alma". Já em maio, no dia 26, um novo projeto, criado pelo Departamento de Artes da USE-SP, liderado pelo companheiro Lirálcio Ricci, trouxe até o Circuito das Águas, grandes nomes da arte espírita do Estado de São Paulo e juntamente com artistas espíritas locais, realizou-se o 1º Sarau Respirarte do Circuito das Águas, ocasião em que foi formalizada a criação do Departamento de Artes da USE local (Dirigente Espírita 172). O mês de junho foi escolhido para a terceira edição do teatro espírita e aproveitando-se o Festival de Inverno de Serra Negra, com grande repercussão em mídias locais, com eventos artísticos durante todo o mês de junho e julho, a Cia Rama Kriya de São Paulo, no dia 29, mais uma vez nos brindou com um excelente espetáculo, com a peça "Um amor de renúncia", com texto adaptado do livro "Renúncia" de Chico Xavier e Emmanuel, mais uma vez com mais de 350 expectadores.

Com a renúncia do presidente João Paulo Leite Tozzi, por motivos particulares, em julho de 2019, o vice presidente Caio Marcus Rebello Mello reassume interinamente a presidência e propõe uma nova Assembléia Geral para eleição completa e aproveitando essa Assembléia para a regularização da entidade, como Pessoa Jurídica, devidamente constituída. Antes disso, a Diretoria Executiva e os Departamentos da USE estiveram presentes em mais um Encontro Fraterno de Unificação, no dia 17 de agosto, em Serra Negra, envolvendo os órgãos regionais de Campinas e de Jundiaí, estiveram reunidos no Centro Espírita Joana D’Arc, na Rua Allan Kardec, 53. Na oportunidade, representantes de Campinas, Circuito das Águas e Indaiatuba participaram das análises e reflexões sobre o movimento espírita em ambas as regiões. (Dirigente Espírita 173).

(Foto dos participantes do Encontro Fraterno em 17/08/2019)

Aprovado por todos do Conselho Deliberativo, no dia 26/10/2019, toma posse a diretoria eleita nessa Assembléia Geral, tendo sido reconduzido ao cargo de presidente, Caio Marcus Rebello Mello (Águas de Lindoia), vice presidente, Márcia Aparecida de Castro Ferraz (Socorro), 1º secretário, Walter da Silveira Jr. (Serra Negra), 2ª secretária, Norma Ribeiro Coutinho (Águas de Lindoia), 1º tesoureiro, José Alexandre Malagodi Vasconcelos (Serra Negra), 2º tesoureiro, Dejair de Sousa Pinto (Socorro) e Diretor de Patrimônio, Domingos José Palazi (Socorro), para continuação do triênio anterior até abril de 2021.

Os eventos programados para 2020 começa mais cedo para a USE Intermunicipal do Circuito das Águas e logo em fevereiro, no dia 15, mais uma Roda de Conversa, com os companheiros Marco Milani, Rosana Gaspar e Alexandre Fonseca, trouxeram um tema polêmico, mas muito necessário hoje em dia, que versa sobre "Práticas Estranhas no Centro Espírita". Devido a pandemia de Covid-19 no primeiro semestre de 2020, todos os eventos presenciais tiveram que ser cancelados, mas a USE Intermunicipal do Circuito das Águas não deixou de trabalhar. No mês de abril, lançamos o "Projeto Bibliotecas USE", que visa catalogar e informatizar as bibliotecas das casas espíritas, para posteriormente disponibilizar um aplicativo para consulta pública, do acervo das instituições (Dirigente Espírita nº 177).

Outros eventos foram realizados, mesmo durante a pandemia, agora de modo virtual, como as lives "Conhecendo o Movimento Espírita através da USE", que buscou registrar a história das casas espíritas da região. Além dessa nova forma de divulgação do Espiritismo, realizou-se, também virtualmente, a IV Semana Espírita do Circuito das Águas, com o tema "Infância e Juventude", realizada dos dias 28 de setembro à 04 de outubro.

Galeria de Presidentes

Luiz Roberto Invernizzi
1999 - 2016
Caio Marcus R. Mello
2016 - 2018
João Paulo Leite Tozzi
2018 - 2019
Caio Marcus R. Mello
2019 - 2021
Caio Marcus R. Mello
2021 - 2024